O Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, International Noise Awareness Day (INAD), foi criado em 1996, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing, hoje Center for Hearing and Comunication, para promover o evento mundial de conscientização, com diversas atividades e entre elas, 60 segundos de silêncio, a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana da população.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a poluição sonora é o segundo maior agente poluidor ambiental, depois da poluição do ar. A poluição sonora é fator prejudicial à saúde pública.

Em prol da campanha, desde 2014, a ProAcústica organiza ações e diversas atividades, como a realização da Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora que, durante 3 anos, discutiu a necessidade da elaboração de um Mapa de Ruído para a cidade de São Paulo. Como resultado dessa mobilização foi criada a Lei 16.499 Mapa de Ruído Urbano, de 21/07/2016, que instituiu a obrigatoriedade de implantação do Mapa de Ruído no Município de São Paulo.

Com o objetivo de reunir as informações e premissas para definição de uma metodologia para elaboração do projeto piloto de Mapa de Ruído para São Paulo, a ProAcústica constituiu o Comitê Acústica Ambiental e o GT Grupo de Trabalho Mapa de Ruído. Dos 20 especialistas participantes, 3 possuem experiência na implantação de mapas de ruídos na Espanha e na França.

Os dados de entrada foram definidos por meio de estudos realizados pelos participantes do GT que, também, colaboraram com medições para a calibração do Mapa Piloto. Para visualizar o Mapa de Ruído de uma cidade foram definidas cores para representar o nível de ruído existente nas diferentes regiões. No Mapa Piloto foram identificadas as fontes de ruído de tráfego urbano, que é o maior causador de problemas de ruído nas metrópoles.

Agradecimentos da ProAcústica às empresas parceiras na elaboração do projeto piloto:

Empresas parceiras

#chegadebarulho

A ProAcústica preparou a intervenção urbana digital como ação de conscientização sobre a poluição sonora como problema de saúde pública -  #chegadebarulho - no edifício sede da Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - na Avenida Paulista.

Entre as atividades programadas para a principal avenida paulistana, a Galeria de Arte Digital da fachada do prédio, reproduzirá, nos dias 24 (das 22h às 6h) e 25 de abril (das 19h às 6h) a imagem do “Decibeto”, personagem com orelhas avantajadas, que se alegra com o silêncio e vai ficando aborrecido com o barulho, simbolizado por leds que mudam de cor e formato.

Data | 25/04/18 - 4ª feira
Evento | INAD SP 2018 - Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído
Local | Edifício Sede Fiesp
Endereço | Av. Paulista, nº 1.313 - São Paulo/SP
Horário | das 08h00 às 18h00
Manifesto do Silêncio | das 14h25 às 14h26
Realização | ProAcústica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica

Objetivo | Ação de conscientização sobre a poluição sonora como problema de saúde pública e lançamento do Mapa de Ruído Urbano Projeto Piloto SP, localizado entre as Avenida Paulista, Avenida Brasil, Avenida 9 de julho e Avenida 23 de maio

Programação

  • #chegadebarulho
    Intervenção urbana no Edifício Sede Fiesp
    Galeria de Arte Digital: 24/04/18 (das 22 às 6h) e 25/04/18 (das 19 às 6h) e Telão LED no pavimento térreo: 25/04/18 - ao longo de todo o dia
  • Estação de medição do nível de ruído: Projeção em tempo real em vídeo wall e ao longo de todo o dia na calçada da Fiesp
  • Manifesto do Silêncio: 14h25 -14h26 - 60 segundos de silêncio
  • Lançamento Mapa de Ruído Urbano Projeto Piloto SP

Galeria de Fotos

Clique nas fotos para ampliar.

Mapa de Ruído

O que é Mapa de Ruído

O Mapa de Ruído é uma ferramenta de diagnóstico dos problemas sonoros de uma cidade e auxilia na identificação de regiões silenciosas e com ruído excessivo ou superiores aos limites permitidos pela legislação.

Com a identificação adequada do problema, é possível realizar intervenções de forma mais eficiente. O Mapa de Ruído também é uma ferramenta que permite realizar estimativas de ações mitigadoras como, por exemplo, a troca de pavimento, alteração de fluxo de uma via, mudança nos limites de velocidade permitidos, a fim de visualizar o impacto de cada medida em termos de população afetada.

O gerenciamento de tráfego é uma das principais ações no que tange à mitigação de ruídos nas cidades e, nesse aspecto, o Mapa de Ruído é uma ferramenta de muita importância.

Ele é um instrumento de gestão para o controle dos ruídos urbano que permite também conhecer o impacto da poluição sonora na cidade e a população atingida. Indispensável para planejadores urbanísticos, de uso e ocupação do solo, de mobilidade, de desenvolvimento urbano, entre outros para definir ações preventivas e corretivas.

Quem é impactado

Todas as pessoas são impactadas. Qualquer pessoa pode utilizar o Mapa de Ruído como ferramenta para visualizar o nível de ruído de uma localidade, antes de alugar ou comprar um imóvel. Em escala maior, os órgãos públicos são os principais impactados. Por meio da ferramenta, podem elaborar uma gestão adequada dos ruídos e área silenciosas, bem como criar lei de uso e ocupação do solo e zoneamento acústico adequados.

Quais as interfaces

O Mapa de Ruído pode ser visualizado no Google Earth. Permite-se uma busca pelo endereço para avaliação da paisagem sonora local, “passeio” pelo mapa e visualização em planta e tridimensional. A avaliação dos níveis de ruído nos locais pode ser realizada para os períodos diurno e noturno. Além disso, é possível ver os níveis de pressão sonora incidentes nas fachadas.

Mapa Piloto SP

Mapa de Ruído Urbano Projeto Piloto SP

O Projeto Piloto SP foi elaborado em uma região de São Paulo, localizada entre as avenidas Paulista, Brasil, 9 de julho e 23 de maio, definida pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) da Prefeitura do Município de São Paulo, designada responsável pela regulamentação da Lei 16.499 Mapa de Ruído Urbano. Para a realização de medições de calibração do mapa a ProAcústica utilizou como base, o Guia de Boas Práticas* europeu com adaptação de cada parâmetro à realidade brasileira.

Para identificar as diretrizes adequadas à cidade de São Paulo, o GT Mapa de Ruído realizou diversos estudos em busca de quais metodologias e dados de entrada disponíveis nos softwares que melhor representam a realidade. Com isso, chegou-se a conclusão de utilizar a metodologia CNOSSOS, cujos dados de entrada incluem número de veículos por hora, veículos pesados e leves, além da velocidade das vias e tipo de pavimentos.

O Mapa Piloto atual considera ruído de tráfego urbano, para o período diurno e noturno em uma região específica da cidade de São Paulo.

(*Good Practice Guide for Stategic Noise Mapping and the Production of Associated Data on Noise Exposure – European Commission Working Group Assessment of Exposure to Noise (WG-AEN) – Aug/2007)

Google Earth pode ser baixado em: https://www.google.com.br/earth/download/gep/agree.html

Mapa Estratégico

Melhores Estratégias x Plano de Ação

O Mapa de Ruído embasa os planos diretores das cidades, no que diz respeito aos impactos de ruídos dos sistemas de transportes, nas edificações, entre outros; avalia o percentual de pessoas atingidas para cada faixa de nível de ruído e permite estabelecer metas prioritárias para ações de controle da poluição sonora.

Facilita o planejamento de novas áreas, as correções de poluição sonora em áreas existentes além de preservar as áreas silenciosas.

A seguir algumas análises estratégicas que proporcionam melhorias através de ações efetivas.

 

1 - Exemplo do impacto de NPS na fachada de um edifício aplicando diferentes medidas mitigadoras

Redução da velocidade

Alteração de pavimento 1

Alteração de pavimento 2

 

2 – Exemplo de número de pessoas impactadas com a aplicação de diferentes medidas mitigadoras

Para avaliar a melhor ação - que não depende apenas da redução do nível de pressão sonora incidente na fachada - é necessário usar outros critérios como custo, tempo e número de pessoas impactadas, como o exemplo abaixo:

 

3 - Exemplo de uso do Mapa de Ruído com a legislação atual- Lei de Uso e Ocupação do Solo

O Mapa de Ruído pode ser utilizado para identificar áreas cujo valor de nível de pressão sonora está acima dos limites permitidos pela legislação. Com a legislação atual, pode-se sobrepor ao mapa de uso e ocupação do solo. Esse paralelo permite atuar em áreas mais sensíveis como, por exemplo, áreas residenciais.