Clipping

TV

Rede Globo - SP2 | Mapa do ruído identifica ruas barulhentas da capital - 25/07/2018

Mapa do ruído identifica ruas barulhentas da capital. Organização não governamental elabora um mapa que identifica o nível de barulho nas vias mais conhecidas da capital, como a Avenida Paulista.

Rede Globo - Jornal Hoje | Barulho em São Paulo é comparado a um despertador colado ao ouvido - 02/06/2018

Esse barulho infernal produzido por ônibus, motos e carros agora está sendo acompanhado por especialistas.

TV Senado | Excesso de barulho ainda não é visto como um problema à saúde, alertam especialistas - 22/05/2018

O excesso de ruídos nas cidades pertuba milhares de pessoas e pode comprometer a audição. No Brasil, falta cultura, fiscalização e regras mais claras para combater o problema. É o que defendem a otorrinolaringologista, Mariana Bastos, e o pesquisador em acústica ambiental, Armando Maroja.

Rede Globo - SP1 | Associação faz o mapa de ruído da capital - 25/04/2018

No dia internacional da conscientização sobre o ruído, a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica divulga um mapa com os lugares mais barulhentos de São Paulo.

TV Gazeta - Gazeta Vídeos | 90% da poluição sonora vem do tráfego urbano - 25/04/2018

No dia da conscientização sobre o ruído, foi lançado mapa que monitora o barulho em quatro regiões de São Paulo. Aqui, na barulhenta Avenida Paulista, o som pode chegar a 70 decibéis. O índice é mais alto que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é de 50 decibéis.

 

Online

Jornal do Senado | Silêncio! - 29/05/2018

É um mito a ideia de que até as 22h o barulho está liberado. Poluição sonora compromete não só o ouvido, mas a saúde do organismo como um todo, reduzindo a expectativa de vida das pessoas.

Senado Federal - Especial Cidadania | Barulho: falta de respeito e ameaça à saúde - 29/05/2018

Escapamentos de motos e sons automotivos estão entre as principais fontes de poluição sonora nas ruas das cidades brasileiras.

Folha UOL | Morar na Paulista é como viver com aspirador de pó ligado o dia todo - 25/04/2018

Estudo mediu ruídos no quadrilátero mais rico e movimentado da capital paulista.

SMUL - Prefeitura de SP | Foi lançado hoje, durante ação de conscientização na Avenida Paulista sobre a poluição sonora como problema de saúde pública, o Mapa de Ruído Urbano da cidade de São Paulo! - 25/04/2018

Desenvolvido pela ProAcustica, em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), o mapa encontra-se em fase piloto, abrangendo uma área entre as avenidas Paulista, Brasil, 9 de Julho e 23 de Maio. Neste perímetro foi calculado o ruído de tráfego urbano no período diurno e noturno. A Lei nº 16.499, que dispõe sobre a elaboração do Mapa de Ruído, está sendo regulamentada pela SMUL. A expectativa é que o mapa completo da cidade seja implantado até 2023.

Metro Jornal | Andar na Paulista é como caminhar abraçado a um aspirador de pó ligado - 26/04/2018

Caminhar pela avenida Paulista numa tarde de dia útil é quase como andar por aí abraçado a um aspirador ligado. Em alguns momentos, esperar por um ônibus na mesma avenida equivale a estar sentado numa retroescavadeira em atividade.