Mapa de Ruído Urbano Projeto Piloto SP

Projeto Piloto SP foi elaborado em uma região de São Paulo, localizada entre as avenidas Paulista, Brasil, 9 de julho e 23 de maio, definida pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) da Prefeitura do Município de São Paulo, designada responsável pela regulamentação da Lei 16.499 Mapa de Ruído Urbano. Para a realização de medições de calibração do mapa a ProAcústica utilizou como base, o Guia de Boas Práticas* europeu com adaptação de cada parâmetro à realidade brasileira.

Para identificar as diretrizes adequadas à cidade de São Paulo, o GT Mapa de Ruído realizou diversos estudos em busca de quais metodologias e dados de entrada disponíveis nos softwares que melhor representam a realidade. Com isso, chegou-se a conclusão de utilizar a metodologia CNOSSOS, cujos dados de entrada incluem número de veículos por hora, veículos pesados e leves, além da velocidade das vias e tipo de pavimentos.

Mapa Piloto atual considera ruído de tráfego urbano, para o período diurno e noturno em uma região específica da cidade de São Paulo.

(*Good Practice Guide for Stategic Noise Mapping and the Production of Associated Data on Noise Exposure – European Commission Working Group Assessment of Exposure to Noise (WG-AEN) – Aug/2007)

Mapa de Ruído - Dia

Google Earth pode ser baixado em: https://www.google.com.br/earth/download/gep/agree.html

Mapa Estratégico

Melhores Estratégias x Plano de Ação

Mapa de Ruído embasa os planos diretores das cidades, no que diz respeito aos impactos de ruídos dos sistemas de transportes, nas edificações, entre outros; avalia o percentual de pessoas atingidas para cada faixa de nível de ruído e permite estabelecer metas prioritárias para ações de controle da poluição sonora.

Facilita o planejamento de novas áreas, as correções de poluição sonora em áreas existentes além de preservar as áreas silenciosas.

A seguir algumas análises estratégicas que proporcionam melhorias através de ações efetivas.

1 – Exemplo do impacto de NPS na fachada de um edifício aplicando diferentes medidas mitigadoras

Redução da velocidade

Mapa Estratégico - Redução da velocidade

Alteração de pavimento 1

Mapa Estratégico - Alteração de Pavimento 1

Alteração de pavimento 2

Mapa Estratégico - Alteração de Pavimento 2

2 – Exemplo de número de pessoas impactadas com a aplicação de diferentes medidas mitigadoras

Para avaliar a melhor ação – que não depende apenas da redução do nível de pressão sonora incidente na fachada – é necessário usar outros critérios como custo, tempo e número de pessoas impactadas, como o exemplo abaixo:

Exemplo de número de pessoas impactadas com a aplicação de diferentes medidas mitigadoras

3 – Exemplo de uso do Mapa de Ruído com a legislação atual- Lei de Uso e Ocupação do Solo

Mapa de Ruído pode ser utilizado para identificar áreas cujo valor de nível de pressão sonora está acima dos limites permitidos pela legislação. Com a legislação atual, pode-se sobrepor ao mapa de uso e ocupação do solo. Esse paralelo permite atuar em áreas mais sensíveis como, por exemplo, áreas residenciais.

Regiões mais sensíveis quanto ao zoneamento

Lei de Uso e Ocupação do Solo

Mapa Estratégico de Ruído

Agradecimentos da ProAcústica às empresas parceiras na elaboração do projeto piloto:

Empresas Parceiras 2018