24.04.2019
das 10h30 às 21h30
Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído
Minhocão | Via Elevado Pres. João Goulart (Praça Franklin Roosevelt) - São Paulo, SP
#voltadosilencio | Bicicletada e caminhada às 20h
Manifesto do Silêncio | das 21h29 às 21h30 - 60 segundos de silêncio
Realização |
Mapa Piloto do Centro de São Paulo
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INAD SP 2019 - Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído
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Manifesto do Silêncio
60 segundos de silêncio. A ser realizado das 20h25 às 20h26, no Elevado Costa e Silva - São Paulo, SP.
Sobre o INAD SP
O Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, International Noise Awareness Day (INAD), foi criado em 1996, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing, hoje Center for Hearing and Comunication, para promover o evento mundial de conscientização, com diversas atividades e entre elas, 60 segundos de silêncio, a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana da população.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a poluição sonora é o segundo maior agente poluidor ambiental, depois da poluição do ar. A poluição sonora é fator prejudicial à saúde pública.
Em prol da campanha, desde 2014, a ProAcústica organiza ações e realiza diversas atividades, como a realização da Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora que, durante 3 anos, discutiu a necessidade da elaboração de um Mapa de Ruído para a cidade de São Paulo. Como resultado dessa mobilização foi criada a Lei 16.499 Mapa de Ruído Urbano, de 21/07/2016, que instituiu a obrigatoriedade de implantação do Mapa de Ruído no Município de São Paulo.
Com o objetivo de reunir as informações e premissas para definição de uma metodologia para elaboração do projeto piloto de Mapa de Ruído para São Paulo, a ProAcústica constituiu o Comitê Acústica Ambiental e o GT Grupo de Trabalho Mapa de Ruído. Dos 20 especialistas participantes, 3 possuem experiência na implantação de mapas de ruídos na Espanha e na França.
Os dados de entrada foram definidos por meio de estudos realizados pelos participantes do GT que, também, colaboraram com medições para a calibração do Mapa Piloto. Para visualizar o Mapa de Ruído de uma cidade foram definidas cores para representar o nível de ruído existente nas diferentes regiões. No Mapa Piloto foram identificadas as fontes de ruído de tráfego urbano, que é o maior causador de problemas de ruído nas metrópoles.